Normas Internacionais de Contabilidade

Jessica Coelho Cambuta1NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE

(Co-autoria de Jessica Coelho Cambuta)

TRABALHO DE FIM DE CURSO, ELABORADO NO ÂMBITO DA CADEIRA DE PROJECTO TECNOLÓGICO SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR JOSÉ P.N. CHICUMBI

RESUMO

A história da contabilidade é tão antiga quanto a história da civilização. Sua origem está relacionada à necessidade do homem acompanhar e controlar a evolução de seu património, sendo que desde a época primitiva até os dias de hoje a contabilidade evoluiu burocrática e cientificamente. A contabilidade hoje é considerada a linguagem universal dos negócios, no entanto, esta é moldada pelo ambiente no qual opera, possuindo cada país as suas especificações contabilísticas. Com a actual competitividade económica, devido a expansão dos mercados e consequente globalização da economia surgiu a necessidade de se utilizar padrões contabilísticos que oferecessem compreensibilidade, relevância, Confiabilidade e comparabilidade as demonstrações contabilísticas a nível mundial, proporcionando maior integração entre os diferentes mercados. Assim, o International Accounting Standards Board (IASB) emitiu um conjunto de normas contabilísticas denominados International Financial Reporting Standards (IFRS), com objectivo de padronizar à elaboração de demonstrações contabilísticas que já é utilizado em mais de cento e dez países, estando entre eles Angola.

Considerado como um atractivo pólo de investimento estrangeiro, Angola, muito pouco tem feito com relação à convergência das suas normas contabilísticas com as internacionais. As poucas mudanças existentes aconteceram para as instituições financeiras, com a criação de um novo plano de contas, que incorpora novos critérios à contabilidade angolana, como a mensuração pelo valor justo, contabilização de hedge[1], avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial e redução ao valor recuperável de activos.

Palavras-chave: Normas internacionais de contabilidade, Harmonização e Normalização

[1] Contabilização de Hedge –  hedge também conhecido como hedging, que quer dizes protecção, cobertura em português.

 A contabilização de hedge é uma operação que visa eliminar ou minimizar os ricos de uma negociação.

Consulte aqui o documento completo

Um comentário para Normas Internacionais de Contabilidade

  • Jéssica Cambuta  diz:

    Para o trabalho foi preciso muita investigação e concentração, mas no final tudo correu bem.

    Ficamos gratos pela publicação do nosso Trabalho.

    Sucessos.

Deixe uma resposta

Pode usar HTML