Manutenção das edificações

Manutenção das edificações

Manutenção-das-edificacoes

É importante fazer vistorias periódicas e manutenção do seu imóvel, pois uma edificação também envelhece e, nesse processo ocorrem diversos fenómenos patológicos que associados a intempéries e ação humana, contribuem para a redução do conforto e funcionalidade. Muitas vezes comprometem a própria segurança e reduzem a vida útil do imóvel.

Os problemas mais comuns nas edificações são:

Infiltrações

As infiltrações podem causar diversos danos nas edificações tais como: choque elétrico, deterioração da estrutura com riscos futuros de instabilidade, problemas estéticos e a depreciação do imóvel, além de causar prejuízos aos vizinhos.

A maior ocorrência de infiltração dá-se nas áreas molhadas: banheiro, cozinha, coberturas, áreas de serviço, varandas e jardineiras.

Observe se o seu imóvel apresenta infiltrações e, neste caso, tome providências no sentido de corrigi-las de imediato!

Fissuras 

As fissuras são aberturas que aparecem na superfície das edificações com largura não superior a 1,5 milímetros e, em geral, não revelam sinal de gravidade na estrutura. Em alguns casos, porém, podem ser o sinal de uma possível anomalia em alguma peça estrutural – laje, viga ou pilar.

Observe sempre a evolução das fissuras e trincas. Se elas progredirem, tome providências para ver as causas do problema e resolvê-lo de imediato.

Rachaduras

As rachaduras merecem maior atenção.

Vários fatores podem provocá-las:

. podem  resultar  de  mudanças  bruscas  na temperatura  dos  materiais,  provocando  dilatação;

. de movimento  ou  deformação  da  estrutura,  em  virtude  da movimentação de terreno ou da colocação de cargas acima da resistência prevista no projeto.

ATENÇÃO! As rachaduras mais preocupantes são as que aparecem em algum elemento da estrutura do prédio – pilares, vigas ou lajes – e devem ser tomadas providências imediatas.

A melhor forma de descobrir as causas do problema no seu imóvel é contratar um profissional habilitado para fazer uma vistoria e emitir um parecer técnico.

Esteja atento (a) e não se descuide pois ás vezes um pequeno problema pode evoluir e causar grandes transtornos.

Contacte-nos, para receber os melhores conselhos a respeito das anomalias que possam surgir na sua edificação.

João Cambuta

Deixe uma resposta

Pode usar HTML